Sessões de Setembro

CALENDÁRIO DE SESSÕES PARA SETEMBRO
 
  • Dia 5: Sessão Pública;
  • Dia 12: Sessão de desenvolvimento e doutrina;
  • Dia 19: Sessão pública;
  • Dia 26: Sessão festiva em homenagem ao Orixá Xangô.
  • Dia  29: Mesa para Cosme e Damião(Ibejis)_ Início às 16:00hs

 Todos os trabalhos, com exceção da mesa de Ibeji tem início às 20:00hs.

ORIXÁS DO MÊS
É com muito orgulho, veneração e respeito que colocamos aqui algo sobre o Orixá patrono da Tenda de Umbanda Xangô 7 Raios.
Xangô é celebrado na Umbanda dia 30 deste mês, devido o sincretismo deste Orixá com o santo católico São Jerônimo. Jerônimo (português brasileiro) ou Jerónimo (português europeu) (em latim: Eusebius Sophronius Hieronymus; em grego: Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος) foi um sacerdote cristão ilírio , destacado como teólogo e historiador e considerado confessor e Doutor da Igreja pela Igreja Católica. Filho de Eusébio, da cidade de Estridão, na fronteira entre a Dalmácia e a Panônia, é mais conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim (conhecida como Vulgata), que segundo consta, as adulterações solicitadas foram tantas que seu tradutor, Jerônimo, se preocupou muito com o que estava fazendo com a palavra de Deus, mas o papa o tranquilizou, e por seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus, mas sua lista de obras é extensa.
São Jerônimo é reconhecido como santo pelos católicos, ortodoxos, luteranos e anglicanos.
Sua profunda espiritualidade é visível em seus escritos, como este fragmento abaixo:

 

“Frequentemente me encontrava entrando naquelas profundas criptas escavadas na terra, com suas paredes de ambos os lados preenchidas com os corpos dos mortos, onde tudo era tão escuro que parecia quase como se as palavras do salmista tivessem se realizado: «Desçam vivos ao Cheol» (Salmos 55:15). Aqui e ali, a luz, não vinda de janelas, mas descendo através das valas, aliviava o horror da escuridão. Mas novamente, tão logo você se via caminhando cuidadosamente adiante, a noite escura se fechava a sua volta e vinha-me à mente o verso de Virgílio: “Horror ubique animos, simul ipsa silentia terrent”
— Jerônimo, Commentarius in Ezzechielem

Jerônimo utilizou de uma passagem de Virgílio — “Por todos os lados o horror se espalhava; o profundo silêncio inspirava o terror na minh’alma” — para descrever o horror do inferno.
O Orixá Xangô na Umbanda:
Eqüidade, equilíbrio e justiça, perseverança e prudência são apanágios de sua irradiação por todo planeta.
Xangô manifesta-se no aspecto físico através das imensas cordilheiras, maciços, pedreiras e rochas, que se estendem pelos quatro cantos do mundo.
Do cimo das mais altas formações empedradas, Xangô controla, assiste e coordena com presteza todo esplendor das tempestades, trovões e relâmpagos e toda a candente e ígnea manifestação do fogo no espaço sidéreo
O grandioso Orixá está entronizado na pedra engastada no flanco do mundo; sua missão consiste em advertir os viventes da necessidade maior de fazer justiça com consciência e discernimento das próprias condições individuais e conseqüentemente, da humanidade terrena.
Cabe ao Exu Tiriri e a sua legião de guardas o trabalho de servir o grandioso Orixá de Umbanda.
Júpiter é o planeta consagrado a Xangô. Seu dia, terça-feira.
Cor: marrom, nas vestes, toalhas, “guias”(colares), enfeites e até nas flores que lhes são ofertadas.
Elemento – Fogo
Metal – Estanho
Mês dedicado – junho e Setembro para nós do sul do Brasil;
Flores – Gerânio, cravo-da-índia, manjerona e jasmins.
Frutos – Abacaxi e ananás
Bebidas – Sumo de suas ervas e cerveja preta
Saudação: Afaga-se a própria cabeça de ambos os lados e exclama-se: “Kaô cabecilê! Kaô cabecilê! Kaô cabecilê! ” do Yorubá: “permita-nos olhar para Vossa Alteza Real” ou “Desejamos longa vida para Vossa Majestade!”
Fontes de pesquisa: Wikipédia e Cadernos de Umbanda, do Babalorixá Omolubá.

Dia 27 de Setembro, dia de Cosme e Damião

Dia 27 deste mês para nós Umbandistas, é dia de doces, balas e travessuras. É dia das nossas crianças, dos nossos Erês. Mas, quem são estes Erês? São espíritos de crianças desencarnadas? Mas se são crianças desencarnadas, como adquiriram luz para nos ajudar?cosmes

Calma, vamos esclarecer. Para ajudar, garimpei um texto do irmão Rodrigo Queiroz muito esclarecedor, que transcrevo abaixo:

Por volta do século III, nasceram na Arábia dois irmãos gêmeos Cosme e Damião, filhos de família nobre estudaram medicina na Síria e depois foram para Egéia. Não se sabe como e nem em que momento, mas estes tornaram-se discípulos do Cristianismo.
Se utilizando da arte médica, tinham como intenção a conversão religiosa das pessoas, crendo no poder da oração aliado á medicina, conseguiram grandes êxitos pelas curas oferecidas e nunca cobravam por isso. Ganhando assim a simpatia de todos e muitos convertendo.
Chamou atenção dos governantes da época ainda “pagãos” e como provocaram a ira dos mesmos, em especial Diocleciano que os acusou de feitiçaria por não renunciarem a fé cristã, este os sentenciou para receber tormentos bárbaros. Vendo que isto não os abalava então determinou que os decapitassem. Assim Cosme e Damião morreram como mártir em 303 na Egéia.
São Cosme e São Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Por causa da sua simplicidade e inocência, são invocados também como protetores das crianças.
NA UMBANDA:

São Cosme e São Damião foram sincretizados com a linha de trabalho das Crianças, sem precedente uma vez que no histórico dos mesmos ao contrário do que muitos pensam não eram crianças e não se declinavam especificamente á cuidar de crianças, por fim não se sabe precisar em que momento eles foram associados ás crianças, o fato é que todos nós adoramos a tão esperada festa de Cosme e Damião, comemorada no dia 27 de Setembro.
Doces, bolos, balas, brinquedos e guaraná são alguns dos ingredientes presentes nesta festa, na qual os templos de Umbanda invocam a linha das Crianças.Quem são estes espíritos infantis?

O primeiro impacto quando alguém se depara com um adulto de chupetas no pescoço e brincando de carrinho ou boneca é gargalhada na certa. Depois vem a pergunta: são espíritos crianças?
Por muito tempo acreditou-se que sim, mas dentro do estudo das condições do espírito humano sabemos que esta idéia não procede de fato.
Existe uma vertente de pensamento que prega ser estes espíritos, seres adultos que tomam a forma infantil para desenvolver entre nós encarnados o propósito do trabalho. Porém fica outra dúvida: se a capacidade curativa e renovadora destes espíritos está na pureza de seu magnetismo, seria um espírito cheio de experiências assim tão puro?
A Ciência Divina, revelada na Teologia de Umbanda Sagrada explica que não. Existem várias dimensões da vida e uma delas chamamos de Encantada, onde lá habitam seres infantis, não que sejam seres de pouca idade, porém infantis quando citamos a pureza, inocência, magnetismo puro é disto que estamos falando.
No livro Arquétipos de Umbanda, de Rubens Saraceni, publicado pela Editora Madras, o autor cita na página 99 o seguinte trecho: “ O arquétipo fundamentou-se nos espíritos ainda infantis regidos pelas mães Orixás, encantadas da natureza, que os acolhem em seus vastos reinos na natureza em seu lado espiritual e os amparam até que cresçam e alcancem um novo estágio evolutivo, já como espíritos naturais” . Saiba que este processo é longo e demorado. Logo, estes espíritos infantis são maduros quando o assunto é Deus, pois da existência Dele não duvidam, é como se vivessem próximos do Criador e justamente esta falta de fé que nós encarnados demonstramos os entristecem.
Temos então na linha das Crianças, espíritos que nunca encarnaram, são “encantados” pois vivem numa dimensão paralela a nossa só que com magnetismos puros de sua natureza individual.

Como atuam?

Quando manifestados, este espíritos promovem profundas renovações magnéticas no complexo energético do encarnado, sutilizando nossas energias e nas suas “brincadeiras” nos ajuda a desbloquear sentimentos negativos, desta forma limpa as pessoas e as aliviam.
Por se manterem com intensa vibração pura é que facilitam as curas tão famosas.
Incorporados brincam com brinquedos e comem doces em geral.

Fonte: Blog do Pai Rodrigo Queiroz
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