Regimento Interno

Regimento Interno da Tenda de Umbanda Xangô 7 Raios

Os médiuns e dirigentes da Tenda de Umbanda Xangô 7 Raios, por ordem e segundo orientação do nosso “CHEFE ESPIRITUAL” – O Caboclo Xangô 7 Raios – aqui neste documento designado por “CHEFE”, resolveu aprovar o presente Regimento Interno, a fim de estabelecer a necessária ordem interna e para atender aos seus associados, trabalhadores e frequentadores, na maior harmonia e o mais completo aproveitamento dos trabalhos espirituais.
CAPÍTULO I
DAS SESSÕES EM GERAL
Art. 1° – As sessões da Tenda, que deverão começar às 20 horas e terminar às 22:30 horas, com a tolerância de 15 minutos no máximo, sobre a hora de encerrar, dividem-se:
a) Sessões de caridade:
b) Sessões de desenvolvimento mediúnico e de consultas exclusivamente para “trabalhadores do terreiro”;
c) Sessões especiais;

Parágrafo único – Essas sessões terão lugar:

a) DE CARIDADE(Sessões públicas)
Às quartas-feiras – Sessões que trabalham com as linhas de trabalho na Tenda: Caboclos, Crianças(Erês), Pretos Velhos e Exus.

Para as consultas nesses dias, serão distribuídas aos assistentes, por ordem cronológica de chegada à Tenda à partir das 19 horas, cartões numerados para atendimento.

b) DE DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO E CONSULTAS AOS “GUIAS” EXCLUSIVAMENTE PARA TRABALHADORES DO TERREIRO (Sessões privativas)
1) Só poderão tomar parte nessas sessões médiuns e cambonos matriculados, não sendo permitido assistentes nem consultas por parte dos acompanhantes, salvo exceções autorizadas pelos dirigentes da Tenda;
2) Para frequentá-las, torna-se necessário que o Guia, após verificar a necessidade de desenvolvimento mediúnico quando do atendimento do carente, encaminhe a pessoa interessada, privativamente, ao “Guia chefe” para que este autorize ou não a respectiva matricula;
3)Essas sessões são divididas em duas partes:
1ª – Das 20 às 21:00 horas – Sessão doutrinária;
2ª – Das 21:00 às 22:30 horas – Consultas aos “Guias”, exclusivamente para os trabalhadores os quais poderão falar a mais de um “Guia”, conforme as possibilidades do momento.
4)Os médiuns que sem motivo justificado faltarem as sessões de desenvolvimento, ficam impedidos de frequentar as sessões públicas na corrente mediúnica, até que regularizem sua situação junto ao CHEFE.
c)ESPECIAIS:Entende-se por sessões especiais:
1 – Sessões de “reforço”, quando os médiuns da Tenda se reúnem para oferendar seus Guias, Mentores, Protetores e Orixás;
2 – Sessões de trabalhos especiais, como de limpeza de final de ano, amaci, e outros trabalhos designados pelo CHEFE;
3 – Sessões Festivas (Sessões públicas):
Em 20 de Janeiro – de Oxossi (São Sebastião)
Em 2 de Fevereiro – de Yemanjá(Nossa Senhora dos Navegantes)
Em 23 de Abril – de Ogum (São Jorge)
Em 13 de Maio – de Pretos Velhos (Pretos Cativos)
Em 13 de Junho – de Santo Antônio(Exu)
Em 26 de Julho – de Nanã Buruquê
Em 16 de Agosto – de Xapanã(São Roque)
Na lua cheia de Agosto, com data a definir de acordo com o calendário oficial – de Exus
Em 27 de Setembro – de Cosme e Damião (Falange de crianças)
Em 30 de Setembro – de Xangô (São Jerônimo)
Em 04 de Dezembro – de Inhaçã (Santa Bárbara)
Em 08 de Dezembro – de Oxum(Nossa Senhora da Conceição)
São sessões públicas comemorativas de datas solenes da TENDA e funcionam com horário especial, e tem dias estabelecidos de acordo com o calendário de sessões, que será estabelecido na ocasião pelo CHEFE. Nelas poderão participar médiuns e cambonos de outros terreiros, desde que a tenda a que pertençam tenha sido devidamente convidada.
DA DIREÇÃO DAS SESSÕES

Art. 2° – As sessões serão dirigidas por um médium ou cambono designado pelo “CHEFE”, o qual será auxiliado pelo cambono chefe.

Parágrafo único – São atribuições do dirigente:
a) Abrir e encerar as sessões;

b) Cumprir e fazer cumprir por parte de todos, indistintamente, os dispositivos previstos nesse Regimento e ordens em vigor:
d) Resolver todos os casos omissos que chegarem ao seu conhecimento, quer no plano material, quer no espiritual, devendo, conforme o caso , dar ciência da solução adotada, na primeira oportunidade, ao Presidente da Tenda ou ao “CHEFE”- Caboclo Xangô 7 Raios;
e) Tomar todas as medidas que julgar necessárias para o bom andamento da sessão e que não estejam previstas nesse Regimento, ouvido, na ocasião, o Guia Chefe do terreiro.

DA REALIZAÇÃO DAS SESSÕES

Art. 3° – As sessões terão início às 2O horas com o defumador, e após este horário não será permitida a entrada de carentes ou trabalhadores na Tenda.
§ 1° – As exceções do presente artigo, no qual diz respeito a entrada após às 20:00 horas, serão da alçada exclusiva do dirigente da sessão, ouvido o Guia Chefe do terreiro;
§ 2° – Nas sessões de caridade, a porta será aberta entre 21:10 e 21:20 horas, para saída das pessoas já atendidas, e ingresso de retardatários será de exclusiva decisão do CHEFE;
Art. 4° – A abertura dos trabalhos, que será feita com uma preleção doutrinária conversando, principalmente, sobre assuntos atinentes à LINHA DE UMBANDA, seguida de prece, terá a duração máxima de 15 minutos.
§ 1° – As consultas e passes só poderão ter início depois de baixar o Guia Chefe do terreiro;
§ 2° – Nos dias de desenvolvimento mediúnico, serão feitas explicações apropriadas sobre a Umbanda , sendo prestados, na ocasião, todos os esclarecimentos que a esse respeito forem solicitados.
Art. 5° – As sessões de caridade terminarão, obrigatoriamente, por uma descarga espiritual feita pelo Exu do terreiro.
Parágrafo único: Iniciada essa descarga, cessarão, imediatamente, as consultas aos Guias no ponto em que estiverem, não sendo permitido, sob qualquer pretexto, e a quem quer que seja, se dirigir aos mesmos ou aos demais participantes do terreiro,a fim de que não haja perturbação do trabalho por quebra de corrente.
CAPÍTULO II
DOS TRABALHADORES DO TERREIRO

MÉDIUNS EM GERAL
Art. 6° – Médiuns desenvolvidos:
São os médiuns cruzados que tem autorização do CHEFE, para dar passes e consultas, bem como auxiliar os trabalhos de desenvolvimento mediúnico, e outros quaisquer que se realizarem na Tenda, de acordo com esse Regimento.
Art. 7° – Médiuns em desenvolvimento:
a) Auxiliares: São os médiuns de desenvolvimento mediúnico adiantado, já classificados pelo CHEFE. Tem papel fundamental nas sessões e fora delas, pois podem desenvolver trabalhos os mais variados, como limpezas em casas, designadas pelo CHEFE, ou de acordo com as necessidades.
b) Passistas: São aqueles médiuns que além de todas as demais atribuições são encarregados de fazer o trabalho de Fluidoterapia desenvolvido na Tenda. Devem manter muita concentração e meditação antes e durante os trabalhos.
Art. 8° – Os médiuns em geral, devem dar máxima passividade possível às entidades que se aproximarem, para que essas possam trabalhar com plenitude de irradiação e de força.

CAMBONOS EM GERAL
Art. 9° – Aos cambonos – secretários dos Guias – compete:
§ 1° – Ao Cambono Chefe:
a) Cumprir e fazer cumprir no terreiro, pelos médiuns, cambonos e assistentes, todas as origens vigorantes, velando pela boa e perfeita normalidade e regularidade dos serviços a seu cargo;
b) Fiscalizar o preparo e execução do defumador no início de cada sessão;
c) Superintender todos os serviços atribuídos aos demais cambonos, controlando a distribuição de todo material que se fizer necessário à realização dos trabalhos;
d) Controlar e disciplinar a chamada dos consulentes;
e) Esforçar-se para manter os trabalhadores e assistentes, em constante concentração espiritual, não permitindo que cruzem braços e pernas, que conversem e que procurem ter curiosidade sobre o que se passa no terreiro, além de tudo mais que possa perturbar ou quebrar a corrente fluídica durante as sessões;
f) Levar ao conhecimento do dirigente da sessão, qualquer irregularidade que notar, antes, durante e após os trabalhos;
g) Finalmente acatar e fazer cumprir as resoluções que eventualmente possam ser emanadas do dirigente da sessão ou Guia Chefe do terreiro.
§ 2°- O Cambono chefe deverá ser substituído em seus impedimentos por um dos cambonos substitutos;
§ 3°- Ao Cambono Tronqueira: Além das atribuições dos cambonos substitutos e auxiliares, fica especialmente encarregado de levar trabalhos, velas, e tudo que se fizer necessário à tronqueira de Exu.
§ 4° – Ao Cambono auxiliar: Além das atribuições ainda não previstas:

a) Acatar e fazer cumprir as ordens recebidas do Cambono Chefe;
b) Receber das mãos do Cambono Chefe todo material que se fizer necessário ao Guia que assistir, salvo se o mesmo possuir material próprio, caso em que levará apenas ao conhecimento do Cambono Chefe a natureza do material a ser empregado;
c) Dar plena e geral assistência ao Guia com o qual estiver trabalhando, não podendo dele se afastar sem sua permissão;
§ 5°- Ao Cambono Substituto: Além das atribuições dos cambonos auxiliares, especialmente:
a) Substituir o cambono chefe e tronqueira em seus impedimentos eventuais;
b) Secundar e auxiliar o Cambono Chefe em todas as suas atribuições;
c) Executar as ordens de serviço relativa à subdivisão de trabalhos e atividades que cada um deve superintender durante as sessões.
É terminantemente vedado:
1° – Revelar ou comentar a natureza das consultas e bem assim procurar tirar qualquer proveito dos assuntos tratados nas mesmas;
2° – Tomar ou procurar tomar conhecimento das consultas dadas por outros Guias, seja por curiosidade, seja por qualquer outro motivo.
3º – Abster-se de ouvir as consultas, somente intercedendo nas mesmas em caso de ser chamado pelo Guia e apenas para atender ao assunto que por ele lhe for atribuído;
CAPÍTULO III DAS DISPOSIÇÕES COMUNS AOS TRABALHADORES DA TENDA
Art. 10 – Os trabalhadores da Tenda (médiuns e cambonos), indistintamente, são obrigados:
a) Comparecer às sessões, principalmente as doutrinárias;
c) Avisar, com a devida antecedência , a impossibilidade de seu comparecimento à sessão, justificando a falta;
d) Manter a concentração no terreiro, curimbando em voz alta os pontos que forem sendo puxados;
e) Fazer, nos dias de sessão a que se obrigarem, uso de banho de descarga, cuja espécie será indicada pelo Guia que receber (caso dos médiuns desenvolvidos), ou pelo o que der assistência (caso dos cambonos), ou ainda pelo Guia Chefe do terreiro, quando este determinar;
f) Fazer uso do uniforme adotado (conservando-o limpo), não podendo permanecer no terreiro em condições diferentes;
g) Procurar conhecer os pontos riscados e cantados (curimbas), bem como os seus significados, e, quando ignorá-los, pedir esclarecimento ao Guia Chefe do terreiro ou ao dirigente dos trabalhos.
h) Procurar, de acordo com suas possibilidades financeiras, pagar e manter em dia suas mensalidades com a Tenda, devendo serem pagas ao médium escolhido em votação por todos membros da Tenda.
Art. 11° – Os trabalhadores que sem motivo justificado faltarem a quatro sessões consecutivas, nas quais estejam matriculados, ou para as quais tenham sido escalados, ficarão privados de trabalhar na Tenda, condicionalmente, enquanto o CHEFE não autorizar a sua volta ao terreiro;
Parágrafo Único: Os trabalhadores suspensos, só poderão frequentam as sessões em caráter de assistente, sendo vedado mudarem roupa de trabalho com o intuito de permanecer no terreiro.
Art. 12° – Os médiuns desenvolvidos e cambonos poderão tomar parte nos trabalhos de qualquer sessão na Tenda, ainda que nela não estejam matriculados, desde que para isso tenham o assentimento do Guia Chefe do terreiro.
Art. 13° – Os antigos trabalhadores da Tenda, afastados transitoriamente por motivos independentes de sua vontade, poderão frequentar e tomar parte em qualquer trabalho que se realize na Tenda, salvo o caso de proibição expressa do Guia Chefe do terreiro após o início da sessão.
Art. 14° – Fica terminantemente proibido aos trabalhadores:
a) Afastar-se do terreiro durante as sessões sob qualquer pretexto ou motivo, sem a devida autorização do dirigente dos trabalhos;
b) Trabalhar, sob pretexto algum, fora do recinto da Tenda ( em suas casas ou em outro qualquer terreiro), salvo o caso de autorização especial dada pelo “CHEFE”;
c) Fazer comentários de qualquer natureza, dentro ou fora do terreiro, pessoais ou telefônicos, em redes sociais ou qualquer meio de divulgação, com referência aos assuntos que tenham sido tratados nas sessões, ou sobre outros quaisquer que digam respeito à vida privada de cada um.
CAPÍTULO IV
DOS ASSISTENTES
Art. 16° – A entrada na Tenda só é vedada:
a) às pessoas alcoolizadas ou embriagadas:
b) às pessoas portadoras de armas ou animais;
c) às pessoas manifestamente mal intencionadas ou a desordeiros conhecidos.
§ 1° – São deveres dos assistentes:
a) Munir-se, logo após à sua chegada, do cartão numerado para a respectiva consulta;
b) Procurar acomodação na parte reservada a assistência, onde deverá se conservar até a hora de sair, com o respeito e dignidade devidos a um TEMPLO RELIGIOSO;
c) Acatar as ordens gerais da tenda e as que lhes forem transmitidas pelos cambonos;
d) Manter-se em elevação, se souber, a curimba (ponto cantado que estiver sendo puxado), para possibilitar uma perfeita e harmônica corrente fluídica, desde o início do defumador até o encerramento da sessão;
e) Atender prontamente, sob pena de perder a vez, ao chamado do cambono para a consulta.
§ 2° – É vedado terminantemente aos assistentes, consultarem a mais de um Guia na mesma sessão, salvo se por determinação dos Guias.
§ 3° – O assistente que tiver necessidade de qualquer natureza deverá dirigir-se ao cambono mais próximo, e expor o que deseja, para que este providencie como se fizer necessário.
§ 4° – Na ocasião da abertura da porta às 21:10 horas para saída das pessoas atendidas e retardatários, deverá ser observado o mais COMPLETO SILÊNCIO.
CAPITULO V
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 17 – Por princípio doutrinário e em se tratando de reuniões de caridade puramente cristã, as pessoas que vierem à Tenda, devem se abster de pensamentos e propósitos que contrariem as virtudes exemplificadas por JESUS.
Assim sendo, as consultas não poderão versar sobre assuntos que fujam aos princípios capitulados nos DEZ MANDAMENTOS, constantes do EVANGELHO.
§ 1° – São deveres de todos os frequentadores:
Procurar conhecer o Espiritismo Cristão e a Umbanda pela leitura de obras doutrinárias tais como:
O Evangelho, segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns de Allan Kardec;
Os Orixás na Umbanda e no Candomblé, de Ronaldo Linares.
§ 2° – Durante as sessões ou trabalhos de terreiro é expressamente proibido:
a) Palestrar ou tratar assuntos estranhos à doutrina;
b) Fazer comentários maldosos sobre os irmãos da Tenda;
c) Proferir palavras de gírias ou de interpretações duvidosas, obscenas ou provocadoras de risos;
d) Fazer gestos ofensivos à moral ou aos bons costumes;
e) Lançar suspeitas, provocar ódios, difamar ou fazer comentários desabonadores sobre a vida privada de qualquer pessoa;
f) Desrespeitar ou incitar ao desrespeito, os artigos, parágrafos e alíneas do presente Regimento e ordens em vigor na Tenda;
§ 2º – É obrigação de todos zelar pela limpeza da Tenda, incluindo o banheiro, e pela integridade de seu patrimônio.

CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 18 – A Tenda tem como “CHEFE ESPIRITUAL” o Caboclo Xangô 7 Raios, também chamado simplesmente – “CHEFE”- fundador desta Tenda, que foi fundada em Caxias do Sul, no dia 15 de Novembro de 2002.
“GUIAS CHEFES DE TERREIRO” são as entidades designadas pelo “CHEFE” para dirigir e se responsabilizar pela parte espiritual das sessões.
A médium chefe do terreiro é Andréia de Xangô, médium do Caboclo Xangô 7 Raios.
Art. 19 – O dinheiro arrecadado com as mensalidades será gasto em sua totalidade com a Tenda, no pagamento de:
a) Anuidades do nosso alvará de funcionamento, com a AFROBRAS;
b) Aquisição de velas, pembas, imagens, pólvora, perfumes, oferendas e tudo mais que a Tenda necessitar para andamento dos trabalhos;
PARÁGRAFO ÚNICO – O dinheiro arrecadado com as mensalidades pode, em caráter excepcional, ser doado em sua totalidade a qualquer médium, frequentador, ou sócio da Tenda, que por motivo maior estiver passando por problemas financeiros, como um auxílio prestado pela Tenda. Quando deste acontecimento, os integrantes da Tenda serão avisados de maneira privada, de modo a não causar constrangimentos a qualquer pessoa.
Art. 20 – O presente Regimento entrará em vigor na data em que for ratificado pelo “CHEFE”, e assinado pelos respectivos presentes em sessão especial, para isso convocada.
TODA PESSOA QUE SE TORNAR ASSOCIADA DA TENDA O FAZ ESPONTANEAMENTE, PARA COOPERAR NA SUA MANUTENÇÃO E PROGRESSO, MOTIVO PELO QUAL, DEVERÁ CUMPRIR À RISCA, TODOS OS SEUS DEVERES E PRINCIPALMENTE MANTER EM DIA O PAGAMENTO DE SUA MENSALIDADE.
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