Retribua o mal com o bem

retribua-o-mal-com-o-bem-768x427Quantas vezes não passamos por situações que nos fazem mal, e com isso, só desejamos retribuir com a mesma moeda? Retribuir o mal com o mal não leva a lugar nenhum.

Por que é tão difícil não termos esses pensamentos, sentimentos?

A tarefa não é fácil por conta do:

  • nosso momento evolutivo, ou seja, cada patamar apresenta as dificuldades que lhe são próprias.
  • vivemos em um planeta de provas e expiações
  • sofremos influências daqueles que nos rodeiam e também da espiritualidade

A doutrina espírita nos ensina que devemos amar todas as pessoas, principalmente aqueles que nos fazem mal.

Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos diz:

“Amarás ao teu próximo e aborrecerás ao teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem ao que vos odeiam, e orai pelos que vos perseguem e caluniam, para serdes filhos de vosso Pai, que está nos céus, o qual faz nascer o seu o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque, se não amardes senão aos que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também assim? E se saudardes somente aos vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios? – Eu vos digo que, se a vossa justiça não for maior e mais perfeita que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.” (Mateus, V: 20, 43-47).

Diante disso, pergunta-se: Como amar alguém que só nos causa mal? Como retribuir o mal com o bem?

Você sabia que existem inúmeras vantagens em praticar o bem? Se praticassem somente o bem, o mal jamais seria praticado.

Porém, como somos seres em evolução, ainda temos o egoísmo em nosso espírito. E queremos ter vantagens quando ajudamos alguém. E ainda, a felicidade do outro não comove, isso é uma falha que deve ser mudada aos poucos.

  • Quando alguém lhe ofender, não responda. Respire, faça uma prece; peça ajuda aos amigos espirituais, para que os mentores espirituais se comuniquem entre eles para harmonizar o ambiente;
  • Não deixe se envolver com a negatividade do próximo. Tenha consciência que possuímos o livre-arbítrio, a vida é feita de escolhas;

No início pode parecer impossível retribuir o mal com o bem, porém, aos poucos, com um passo de cada vez, essa tarefa vai se tornando cada vez mais fácil. E chegará o dia em que todos vão estar na mesma sintonia, e aquele que não estiver, não conseguirá as pessoas de bem.

“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. […] Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”, diz a bíblia, em Romanos, capítulo 12, versículos 17 a 21.

Fontes: TV Mundo Maior | Portal do Espírito – Rádio Boa Nova
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s