Setembro Amarelo – Por que viver é a melhor opção?

viver--a-melhor-opoO Setembro Amarelo é uma campanha internacional de prevenção ao suicídio que busca conscientizar as pessoas sobre esse assunto sério, porém, ainda tratado como um tabu pela sociedade . “Falar é a melhor solução” tornou-se um dos slogans mais fortes do Setembro Amarelo mostrando que devemos falar sobre o tema para preveni-lo.

Em entrevista a Rádio Boa Nova, Tino Perez, voluntário do CVV – Centro de Valorização da Vida, relatou um dos maiores problemas para se falar de suicídio:

“O Tabu. As pessoas não gostam de falar sobre o tema suicídio. Elas se sentem inibidas. Falar sobre (suicídio) causa um certo incômodo e às vezes vergonha. O Importante é falar para podermos prevenir. A campanha Setembro Amarelo serve para as pessoas saberem que existe ajuda e indicar como encontrá-la.”

Segundo as pesquisas divulgadas pelo CVV, 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio. Os números globais são ainda mais alarmantes, 1 suicídio a cada 40 segundos, cerca de 800 milhões por ano. Desses números, a maioria dos casos de suicídio são cometidos por homens.

Durante a entrevista, Tino relata a importância de observarmos os sinais que as pessoas que pensam em suicídio demonstram. Mudanças no comportamento diário, isolamento, alteração de humor e depressão, podem ser indicativos da intenção do suicídio.

Os sentimentos conflituosos e causas sociais, como o preconceito, as cobranças, o remorso e a ansiedade,  também podem estar ligadas a este pensamento. O nicho LGBTQ+ são um grupo que sofrem com os exemplos acima e por isso são responsáveis por altos números de casos de suicídio.

As pessoas pedem socorro, mesmo com expressões sutís. Esse demonstram seu esgotamento pela vida e a vontade de “estar em paz” ou “dormir para sempre”, como explica o CVV.

O Centro de Valorização da Vida está a disposição 24 horas para todo o Brasil pelo telefone 188. Tino Perez ressalta que “os voluntários do cvv são treinados para atender as pessoas, ter uma conversa fraterna, ser acolhedor”.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária e profissional.

O CVV conta com um grupo de 2000 voluntários preparados para conversar. Os grupos voluntários também realizam trabalhos com as famílias das vítimas do suicídio, como relata o voluntário:

“A família que perde alguém para o suicídio precisa de ajuda. As vezes ela não quer compartilhar e acaba sofrendo sozinha. Hoje existem grupos de ajuda que fazem trabalhos só com as famílias, para que elas possam compartilhar a dor que estão sentindo.”

Falar é a melhor solução, viver é a melhor solução. Busque ajuda profissional, como psicólogos. O converse com sua família, amigos ou com voluntários de grupos de prevenção ao suicídio, como o CVV.

Acesse www.cvv.org.br ou ligue 188. Falar é a melhor solução.

Fonte: Rádio Boa Nova

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s